sábado, 3 de março de 2018

Projeto Brincar de Matemática.

💡P. A. V (Programa de Alfabetização Viva)💡


O projeto Brincar de Matemática foi criado pela Professora Michelli Possamai, docente do Programa de Alfabetização Viva, devido a necessidade de tornar os métodos de ensino da matemática menos repetitivos e mais atraentes para os alunos, tornando os conteúdos divertidos e ao mesmo tempo de fácil compreensão. 
Existem diversas formas de ensinar matemática, podendo utilizar-se desde uma simples brincadeira de amarelinha, os degraus de uma escada à jogos mais complexos que exigem regras e estratégias matemáticas para chegar a um resultado. Buscando dar ao educando a oportunidade de compreender a Matemática como elemento indispensável em sua vida e vivenciá-la de forma prazerosa e significativa, a professora busca encontrar no manuseio de materiais concretos e jogos um meio de facilitar a aprendizagem, utilizando, em suas aulas, atividades lúdicas para abordar os conteúdos de Adição, Subtração, Multiplicação e Medidas de tempo, fazendo uso de brincadeiras e materiais concretos, coloridos, de fácil manuseio, que variam de ábacos, material dourado, dominó, ou sucatas.

Os alunos aprendem brincando...



























O Projeto tem como Objetivo Geral tornar o ensino dos conteúdos da disciplina de Matemática interessantes e motivadores, simplificando os conteúdos e oferecendo diferentes caminhos para a resolução de operações simples. Tem como Objetivos Específicos:


·         Trabalhar atividades onde o estudante aprenda a reconhecer numerais e quantidades
·         Desenvolver estratégias para a resolução de operações simples e situações problemas envolvendo adição, subtração e divisão, utilizando-se de materiais lúdicos como ábacos, material dourado ou sucatas.
·         Levar o aluno a entender como é composto e como funciona o calendário anual e mensal, sabendo situar-se no tempo (dia do mês, dia de semana e ano).
·         Estimular a participação de todos os membros do grupo em atividades que requerem colaboração coletiva.
·         Fortalecer o espírito de trabalho em equipe.
·         Despertar o gosto por aprender a matemática, tornando-a uma disciplina prazerosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário